(19) 99766-1337

marco@siacitrus.com.br

Você sabia que depois da banana a fruta mais procurada e apreciada pelo homem é a laranja?

Graças aos seus princípios açucarados e ligeiramente ácidos, a laranja estimula o paladar e abre o apetite. acalma a sede, favorece a secreção do suco gástrico. da bílis e de todos os outros líquidos do tubo digestivo.

Muito bom ingerir o bagaço muito bem mastigado ou o suco, de uma ou duas laranjas por dia, para facilitar o peristaltismo intestinal.

A laranja é depurativo do sangue, eficiente contra artritismo, bom remédio para a asma e muito benéfica para as vias respiratórias.

É excelente remédio para pneumonia, e estimulante dos órgãos digestivos. É também laxante. Funciona como calmante do sistema nervoso.

É especial contra gripes, resfriados e febres. A laranja possui inúmeros nutrientes: Hidratos de carbono, minerais e vitaminas.
Tanto o suco como a fruta devem ser consumidos preferivelmente em jejum.

E ainda é gostoso, saboroso, delicioso para nossa alegria.

Fonte

Você sabia que o suco de laranja é um ótimo antioxidante?

No processo normal de uso do oxigênio, ocorrem alterações químicas que criam moléculas de oxigênio instáveis e reativas denominadas radicais livres. Os chamados radicais livres, que também formam-se em função de fatores externos (tabagismo, consumo de álcool, convívio com poluentes, exposição à luz ultravioleta e outras formas de radiação, como os raios X), causam preocupação, pois podem vir a lesar células ou estruturas no interior das células (incluindo o material genético: DNA) e, ainda, enfraquecer as paredes das artérias.

Se o material genético sofrer danos e estes não forem reparados, pode ser replicado em novas células, contribuindo para o surgimento de câncer e de outros problemas de saúde. Além disso, o enfraquecimento das paredes das artérias implicaria no acúmulo de depósitos de gordura, que poderiam levar ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Porém, não é preciso se desesperar: as células possuem agentes especiais (os antioxidantes) que combatem os radicais livres.
Pesquisas recentes sugerem que os antioxidantes podem desempenhar papel importante na prevenção ou no adiamento das doenças cardíacas, do câncer e de outras doenças. Além de poderem evitar a lesão das células (o que contribuiria para tornar mais lentos os efeitos do envelhecimento).

As fontes de antioxidantes mais conhecidas são as vitaminas C e E (morango, laranja, tangerina, goiaba, acerola, pimentão verde, tomate, feijões, cereais integrais, peixes, carne etc.); mas, também apresentam propriedades antioxidantes o mineral selênio, os carotenóides (betacaroteno e o licopeno), algumas plantas ou seus derivados (chá verde, extrato de semente de uva, ginkgo biloba, etc.), as enzimas e outras substâncias produzidas pelas próprias células (por exemplo, a glutationa).

 

Você sabia que o suco de laranja diminui o colesterol ruim?

Ingerir suco de laranja diariamente, associado a um programa de exercícios moderados, ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e aumentar os níveis do colesterol bom (HDL), diz uma pesquisa brasileira publicada recentemente. Uma série de estudos feitos pelo Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara demonstrou que a ingestão de 500 ml do suco de laranja pode diminuir em até 15% os níveis do LDL. Além disso, quando associado a uma rotina de caminhadas (50 minutos, no mínimo, 3 vezes por semana) os níveis do colesterol bom também aumentavam.
“Outro ponto bastante importante observado foi que, ao contrário de outros estudos feitos nos EUA, a ingestão do suco de laranja – sem açúcar, claro – não aumentou os níveis de triglicérides e, portanto, não contribui para o aumento do peso nem da gordura corporal”, explica Nancy Preising Aptekmann, uma das autoras do estudo feito com a equipe de Thais Borges César, outra pesquisadora envolvida na pesquisa.

Aumento do colesterol bom, diminuição do colesterol ruim

O estudo de Aptekmann acompanhou um grupo de mulheres com sobrepeso e, no início do estudo, sedentárias durante 90 dias. As participantes não alteraram seus hábitos alimentares, apenas ingeriram o suco de laranja e se engajaram em rotinas de caminhadas (um exercício considerado moderado).
“O colesterol bom teve aumento de 18%, aproximadamente, e o LDL – colesterol ruim – diminuiu em torno de 15%. O estudo foi feito com o suco de lata concentrado, mas os resultados podem ser similares ao suco in natura [feito com a fruta]”, diz Aptekmann.
A hipótese, de acordo com a pesquisadora, é que os flavonoides presentes no suco de laranja são os principais agentes dessa alteração, para melhor, dos níveis do colesterol. “Os flavonoides são substâncias encontradas nos vinhos e sucos de uva também. Mas no caso dos sucos concentrados, os níveis são bastante altos, principalmente por conta do processo, que inclui as cascas da fruta na moagem. Nos sucos naturais, é bom lembrar, esses flavonoides também são observados. A vantagem do suco feito com a fruta é a praticidade e o custo muito menor”, afirma.

Exercícios complementam a ação protetora na saúde

Outro estudo feito por Aptekmann e Thaís César foi feito sem que os participantes fizessem nenhum tipo de exercício e também não alterassem a dieta. A quantidade ingerida, entretanto, foi maior: 750 ml diários.
“Esse outro estudo mostrou que o suco, sozinho, tem um poder protetor limitado, mas ainda assim, benéfico. Os níveis de colesterol totais diminuíram em torno de 10%. E tanto homens quanto mulheres mostraram, novamente, uma redução do LDL em aproximadamente 15%. O ponto negativo foi quanto ao HDL, que ficou praticamente constante”, diz.
Uma rotina de atividades físicas moderadas, como já se sabe, é boa para a saúde em termos gerais. E caso seu foco seja a diminuição do colesterol ruim, os exercícios – como ficou comprovado pelas pesquisadoras – podem aumentar ainda mais a eficácia da atuação dos flavonoides contidos no suco de laranja.
“Essa, até o momento, foi a combinação mais saudável observada nos nossos estudos sobre o tema. Agora, estamos finalizando outro

Fonte

Você sabia que o suco de laranja ajuda no combate ao cancer?

A Universidade de Ontário Ocidental comprovou em um estudo realizado com cobaias que os flavonóides cítricos têm capacidade de inibir a proliferação das células de câncer de mama humano. Mais de 50% das cobaias que receberam doses de suco de laranja e de suco de pomelo tiveram a incidência de tumores de gordura mamária reduzida.

A mesma Universidade comprovou, em estudos realizados com outras cobaias, que a substituição da água por suco de laranja ou de pomelo reduz significativamente o nível de colesterol.

Fonte 

Você sabia que o suco de laranja traz benefícios ao coração?

A Universidade de Ontário Ocidental comprovou em um estudo realizado com cobaias que os flavonóides cítricos têm capacidade de inibir a proliferação das células de câncer de mama humano. Mais de 50% das cobaias que receberam doses de suco de laranja e de suco de pomelo tiveram a incidência de tumores de gordura mamária reduzida.
Estudo mostrou que três copos de suco de laranja por dia podem ser uma poderosa arma contra os altos níveis de colesterol ruim (LDL). Testes realizados com 25 homens e mulheres com níveis de HDL (bom colesterol) haviam aumentado em 21%, enquanto os níveis de LDL/HDL diminuíram a sua relação em 16% após o consumo do suco durante quatro semanas.

Esse efeito benéfico foi mantido por um período de observação de cinco semanas posterior ao estudo e os resultados positivos só foram alcançados quando as pessoas beberam pelo menos três copos de suco de laranja por dia.

Fonte: LDCitrus Newsletter, agosto de 2000

As Laranjas São Excelente Fonte de Fibra

A laranja e seus benefícios à saúde também incluem o fato da fruta ser rica em fibras, que tem sido mostrado para reduzir níveis elevados de colesterol, ajudando assim a prevenir a aterosclerose. Fibra também pode ajudar por manter os níveis de açúcar no sangue sob controle, o que pode ajudar a explicar por que as laranjas podem ser um lanche muito saudável para as pessoas com diabetes. Além disso, o açúcar de frutas naturais em laranjas, frutose, pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue de subir muito alto depois de comer.

A fibra em laranjas pode pegar produtos químicos cancerígenos e mantê-los longe de células do cólon, fornecendo ainda outra linha de proteção contra o câncer de cólon. E a fibra em laranjas pode ser útil para reduzir a constipação desconfortável ou diarreia naqueles que sofrem de síndrome do intestino irritável.